quarta-feira, 11 de junho de 2008

"Spin Doctor"

Mestre da manipulação, ele gera e controla a informação.

Uma das áreas das RP, sobretudo do Marketing Político;
Uma das lógicas é fazer com que não se saiba, ou seja, os media não podem saber que estão a ser manipulados;

Caracterizada pelo secretismo, ninguém assume que é um “Spin Doctor”, na sombra, sem protagonismo concebe uma estratégia para resolver uma crise, são discretos e actuam nos bastidores, não costuma aparecer;
É um conjunto de tarefas que fazem a função, uma função dentro do aconselhamento em Marketing Político;

Influencia a Opinião Pública através de uma informação manipulada.
“ A manipulação da Opinião Pública é uma ciência exacta: pode-se fazer ganhar qualquer candidato desde que haja dinheiro ou se apliquem golpes ao adversário”, alimentar, então, a Opinião Pública através de factos políticos;
Associado à ideia de crise mas não de acordo com as regras de comunicação de crise – ligados à ideia de adulteração da realidade;
Spin e político em concordância, aprovam as estratégias;
Revela-se na ilegalidade, na imoralidade e no maquiavelismo pois“não olha a meios para atingir os fins” e chega mesmo a utilizar “golpes baixos ou sujos”
Constrói opinião;
Insensíveis à necessidade de transparência, recorrendo a campanha negativa;
Aconselha o líder – acesso directo ao poder – relação de confiança;
Desregulamentação da actividade;
Selecciona as ideias fundamentais que querem passar;
Mediação entre protagonista/jornalista;
Manobrar para criar realidade alternativa;

Objectivo é fazer valer uma versão à outra. Divisão de Opinião Pública – do ponto de vista da comunicação é brilhante – o que era certo passa a ser dúvida;

Sabotagem do adversário;
Os casos conhecidos de “Spin Doctor” são as coisas que correm mal, se correr bem nem se dá por ela “Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades”;

Na pirâmide de poder da Casa Branca, em que o Presidente ocupa o topo, o Spin é uma” aberração” – entre lugar e poder não há correspondência – há um desiquilibrio, quanto menos visibilidade melhor.

1 comentário:

João Paulo Meneses disse...

Ana,
Há, no seu trabalho, um desenvolvimento apurado e investigação. Positivo. (já nas ligações que faz não é tão selectiva, algumas das ligações não são muito boas).
O problema é outro: a ANA, como outros alunos, não responde, não trata do tema central deste trabalho, limita-se a resumir a matéria e a relacioná-la com os Homens do Presidente. Não é negativo, mas é outra coisa, não aquela que se pediu. Lembra-se que o topico era a utilização (ou não) que os politicos fazem da comunicação de crise; não encontro no seu trabalho uma resposta clara ao tópico, uma ideia sobre o assunto; aliás, o seu trabalho não tem conclusão (nem introdução), apenas topicos soltos.