quarta-feira, 11 de junho de 2008

Arte da Comunicação

A Comunicação serve, fundamentalmente, para nos servir. Comunicar é a palavra de ordem numa sociedade.
Por isso, deveremos saber o que comunicar, como comunicar e de que maneira é que deveremo publicar as nossas mensagens.
Focaremos entao aqui a comunicação a nível político uma vez que “a comunicação é um elemento crucial para o funcionamento do sistema político”[I].
Devemos saber o que comunicar, como comunicar e de que maneira é que maneira devemos transmitir a nossa mensagem tendo em conta o objectio que queremos atingir.
A comunicação nos órgãos de comunicação socila é poderosa e pode criar ou destruir personagens, por isso devemos tirar o melhor partido dela. Um “bom político é aquele que, graças a uma boa comunicação, consegue estar no ponto mais elevado das quotas de popularidade”[II].
Para que a comunicação funcione e se eleve nas proporções desejadas pelo protagonista deveremos ter em atenção que “a comunicação e a informação, encontram-se,assim, no centro da vida política”[III], tudo o que um político possa fazer ou dizer é informação. Eles são os principais focos dos órgãos de comunicação social.
Poderemos então frisar que na série, “Os Homens do Presidente”,“com comunicação, o céu é o limite”[IV] pois ela é que faz girar a esfera política.




[I] Vitor Gonçalves; Nos Bastidores do Jogo Político: O Poder dos acessores; Coimbra; Minerva; 2005; pg.33
[II]Idem, Ibidem; Pg.91
[III] Idem; pg. 61
[IV] Al Ries e Laura Ries; A Queda da Publicidade; Colecção Media & Sociedade; Lisboa 2002; pg.107

Sem comentários: