quarta-feira, 11 de junho de 2008

Estratégia de Comunicação

Estratégias da Comunicação serve para a afirmação do protagonista. Os protagonistas disputam o espaço mediático existente na comunicação social, estamos sempre a ser disputados, significa que vivemos numa sociedade altamente concorrente.
Sofisticar a mensagem, aumentar criatividade, para chamar a atenção dos meios de comunicação social e da Opinião Pública, sendo a melhor estratégia “atacar a estratégia do inimigo”[1]
Quanto mais ambiciosa é a mensagem mais complexa será a forma como a mensagem vai aparecer. Quanto mais ambiciosa é a entidade mais ela luta pelo espaço mediático.
Empresas de RP que apresentam o aconselhamento ou planeamento estratégico desde a selecção das mensagens (o que dizer), até à escolha dos meios (onde dizer), passando inevitavelmente pela forma como essas mesmas chegarão aos jornalistas (“obrigação de publicar”); melhor forma é dar valor mediático e como alternativa ser mais criativo. Não esquecendo a imagem do político “a gestão da imagem permanece no coração do processo ploítico”[2].

O desenvolvimento da Estratégia (processo):
Detenção dos objectivos , definição de um público-alvo (comunicar por sectores porque existem públicos diferentes)
Definição de ideia-chave (criar tipo um slogan – se as pessoas assimilarem o slogan é uma forma de garantir que a mensagem está no público
Analisar o meio, pôr em prática o plano de comunicação e avaliar o impacto da comunicação

A mensagem que chega aos jornalistas não é um acto inocente e voluntarioso dos assessores de imprensa; é fabricada, manipulada e construída.
Estratégias de Comunicação não é só o Press Release, se assim for é pobre.
Uma estratégia bastante usada é a “sedução” (exclusivos, contactos privilegiados) e a chantagem, muito usadas na série visionada nas aulas. No nº21 da 2º temporada foi a preparação para o Presidente discursar sobre a sua doença:
Josh: “discurso presidencial de 5 minutos”
Sam: “tenho uma doença. Escondi-a. Peço desculpa. Deixem-me falar-vos sobre ela”
CJ: “é demasiado frio. Ele precisa de estar com a Primeira Dama”
Sam :”numa sala decorativa? Estar sentado com a mulher ao lado enfraquece-o. Punha-o por trás da secretária de Kennedy!”
CJ:”ele vai dizer em TV que mentiu. Nao quero que o faça por trás do selo”
Sam :”achas que sem o selo as pessoas se vão esquecer que ele é presidente”
CJ:”fazemos um especial de 30 minutos, em directo, não quero que um produtor faça montagens do que ele diz. É logo a seguir a uma conferência de imprensa, para controlar ao máximo. Preciso de uma sala onde consiga vê-los(jornalistas)”
Pôr ou não o vice-presidente no briefing - Anuncia grave problema do Presidente;
Pactua e é bombardeado com perguntas.

Paul, jornalista que CJ chama, entrou pela cave por causa do corpo da Imprensa da CB.
CJ:”quero 30 minutos para amanha. Não lhe vou dizer o que é”
Paul:”o que digo ao meu editor?”
CJ:”que precisamos de 30 mminutos na noite de 4º feira. Na 4ºfeira de manha digo porquê. Escolhem o estrevistador e têm 10h para preparar tudo. Presidente e Primeira Dama”
Paul:” no nosso estúdio”
CJ:”nesta sala. Nada de logotipos”

Termino este tema com CJ: “não fazemos mais nada até sabermos quias são as intenções do presidente. Precisamos de discutir isto e não pode esperar mais”
[1] José Esteves Rei;A Comunicação Estratégica; Biblioteca Nacional – Catalogação na Publicação; 1938;pg19

[2] Vitor Gonçalves; Nos Bastidores do Jogo Político: O Poder dos acessores; Coimbra; Minerva; 2005; pg.123

1 comentário:

Paulino do Canto disse...

Fantástico a sua forma de abordar as questões problemáticas que afligem a sociedade a nível global. A performance da sua reflexão me ajudou muito no aprofundamento dos conhecimentos teóricos.