quarta-feira, 11 de junho de 2008

Sondagens

Da songagem, retemos como principal “ termos na nossa mão uma sondagem que nos ajude a compreender o pensamento dos eleitores, as suas motivações, os seus anseios e a maneira como interpretam as diferentes candidaturas”[I]
As sondagens são importantes na medida em que nos “guiam”, nos dão uma percepção do que pensa a Opinião Pública, e a realidade é que “ um politico não ganha as eleições por vir em primeiro lugar nas sondagens”[II]. As sondagens são faliveis, não são exatas.
“Os consultores fazem com que os candidatos oiçam as sondagens”[III] para assim terem a percepção do que se “passa por fora”
“Sondagem permite também saber o pensamento dos eleitores sobre determinada dsecião”; Vitor Gonçalves; Nos Bastidores do Jogo Político: O Poder dos acessores; Coimbra; Minerva; 2005; pg.89
Há políticos que desvalorizam o valor das sondagens (por ignorância ou preconceito); elas são a única forma de consultar antes das eleições, ou seja, antes de divulgar, testar.
Podemos sondar através de: telefone, presidenciais(voto na urna), focus group.
No filme “Boris” visionado na aula, relata sobretudo a manipulação através de sondagens e como as sondegens podem levar a ganhar um campanha. Este filme mostra uma maneira de utilizar as sondagens, como manipulação. Não servem só de consulta.
“As sondagens são a fonte primordial de legitimidade política mas, o quotidiano, é através da comunicação política”[IV] e é o dia-a-dia que faz a campanha, nãom o acto eleitoral.
Na série “Os Homens do Presidente, no nº21 da 2º temporada é elaborada uma sondagem em relação a doença do presidente:
Toby: “precisamos de uma sondagem para saber o que fazemos a seguir”
Leo: “que perguntas poderão fazer que não causem alarme”
Como era uma sondagem para condução do caso de doenças de Bartlet, não poderia ser uma pergunta clara, pois o objectivo era que nãos se descobrisse. À songagem muitos leitores pensam que esclerose múltipla pode ser fatal e não votariam nele. Outros não votariam nele por ele ter mentido.
Também no nº21 da 1º temporada Leo quer “fazer uma previsão”,
Josh opina que “vamos manter-nos”, por seu lado CJ finaliza a conversa com”vamos subir 5 pontos”.
CJ fica preocupada, pois teme que não subam e ela mostrou convicção ao afirmar. No entanto na hora de divulgação,CJ chega com o envelope do resultado e diz:“enganei-me...subimos nove pontos”
[I] Luís Paixão Martins; Schiu…está aqui um jornalista; Editorial Notícias; Lisboa 2ºEdição; 2002; pg58
[II] Iden, Ibidem; pg80

[III] Seth Godin; As Mentiras do Marketin; Editorial Presença; Lisboa; 2006;pg135

[IV] Vitor Gonçalves; Nos Bastidores do Jogo Político: O Poder dos acessores; Coimbra; Minerva; 2005; pg.92

Sem comentários: