quarta-feira, 11 de junho de 2008

Assessor Político

A principal função do assessor político é “assegurar que as palavras, atitudes e comportamentos do político com o qual trabalha”[I] levem as perpussões desejadas.
O assessor trabalha para quem lhe paga, desse modo é complicado para ele saber sempre o que dizer e ter habilidade para contornar as situações mais intrincadas “os assessores consideram que as principais condições para o sucesso dos políticos são a capacidade de comunicar as realizações do público”[II].
Vai procurar valorizar uns aspectos e relativizar outros para que a imagem do protagonista não seja posta, de forma alguma, em causa.
Dar o máximo de notícias positivas e o minimo de negativas, ou seja, pode limitar danos.
São uma forma planeada e permanente de comunicação, que visa criar e manter um bom clima de relações e de informação entre uma entidade e os públicos, bem como projectar a imagem da identidade.
O principal objectivo é a defesa ou promoção da actividade e da imagem da identidade, em “Os Homens do Presidente”, os assessores zelam pela imagem e interesses de Bartlet.

As actividades que um assessor poderá desenvolver:
Preparal material (de discurso);
Mediar necessidade dos político contactar com jornalistas;
Executar estratégias de comunicação em função dos hábitos jornalisticos;
Assessor mente, uma vez que trabalha para quem lhe paga, faz o que lhe mandam;
Assessor não é amigo do jornalista quando lhe liga a contar uma notícia, ele liga porque lhe é útil;
Entre Assessor e jornalista existe uma relação de interesse;

No episódio nº15 da 1º temporada relata um pouco do que um assessor faz. Vimos Charlie como assessor do presidente e seu braço direito.
Neste episódio Josh deu uma palestra e contou uma situação de assessoria:“ciclo de noticias sem fim, secretária que se descontrolou, presidente que respondeu a uma pergunta que não devia” pergunta essa há problemática de O´leary(jornalista) em relação a Wooden ser racista, ”Acha que Wooden é racista, Sr Presidente?”, ele deu voltas para nao responder (a secretária de imprensa não estava no local), com a pressão exercida pelos jornalistas Bartlet frisa que um pedido de desculpa de O´leary era apropriado. O caos está instalado!Sam como escapatória diz que o “Sr. Presidente está atrasado para uma reunião com o embaixador da ONU, deixemos esse assunto para o briefing”. Nessa altura o embaixador estava em Portugal!
Ainda acerca da assessoria Josh frisa na conferência que “não há dia tipíco na Casa Branca. Há um horário e uma estrutura para cumprir. Até certo ponto parece um trabalho normal das 9h às 17h, mas podem contar que o caos se instale logo às 21:30h”
Numa situação deste episódio CJ, porta-voz da Casa Branca, não pode realizar a conferência, por sua vez Josh oferecesse. Danny, o jornalista envolvido com CJ, aconselha Josh a não realizar o briefing é preciso saber lidar com os jornalistas. “Comunicar com jornalistas é algo arriscado”[III]. Ele insiste e o briefing é um desastre. Josh meteu os pés pelas mãos; inventou soluções.
Para ser assessor é preciso saber. Nao se pode ir para um brefing de “olhos tapados”




[I] Vitor Gonçalves; Nos Bastidores do Jogo Político: O Poder dos assessores; Coimbra; Minerva; 2005; pg188

[II] Idem;Ibidem; pg.33

[III] Luís Paixão Martins; Schiu…está aqui um jornalista; Editorial Notícias; Lisboa 2ºEdição; 2002; pg171

6 comentários:

Carlos R. Nobrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos R. Nobrega disse...

Assessor político inteligente utiliza o CANALVEREADOR

www.canalvereador.com.br

SHEILA FIUZZA disse...

NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
TÔ ENCANTADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ADOREI SEU BLOGGER.
PARABÉNSSSSSSSS
ESTAREI SEMPRE AQUI.
BJSSSSS

Anónimo disse...

Muito bom. Serviu para o meu trabalho na faculdade.

Anónimo disse...

Vou trabalhar pela primeira. Vez. como assessor de u. Vereador e tenho pouca experiência Quais. As principais. Coisas. Que devo. Fazer. Daniel de Fortaleza

Anónimo disse...

Vou trabalhar pela primeira. Vez. como assessor de u. Vereador e tenho pouca experiência Quais. As principais. Coisas. Que devo. Fazer. Daniel de Fortaleza