quarta-feira, 11 de junho de 2008

Marketing Político

É um conjunto de técnicas que visam pôr em evidência um político face a outro; afirmação perante os jornalistas e a Opinião Pública;
É na prática onde há mais complexidade e mais perigo de manipulação;
Na política muitas vezes “vale tudo”;
É precária (lugar de nomeação, as eleições jogam-se na Opinião Pública);
A política controla e condiciona as nossas vidas;
- factores de luta pelo poder político

Não se ganham as eleições sem marketing político, porque numa verdadeira democracia não se ganham eleições sem campanhas eleitoriais (tudo se pode decidir semanas antes, técnica do serviço de uma figura que lhe pode dar popularidade, votos)

Técnias do Marketing Político
· Estudos de opinião, focus group (testar mensagens);
· Publicidade /propaganda – não tem credibilidade, o que tem é o intermediário;
· Tudo o que envolva contacto directo com o público;
· RP, o que pressuponha intermediação feita através do jornalismo

Soundbite: forma de manipulação da Opinião Pública, uma espécie de palavras chave que vão directo ao coração do jornalistas – mais do que um slogan- é a artificialização do discurso de forma a chamar a atenção dos jornalistas.

Trata da imagem do protagonista para ajudar a criar uma determinada reputação;
Marketing Político pode criar uma personagem diferente. Se o candidato for mau pode disfarçar-se mas acaba sempre por vir ao de cima, antes ou depois de ganhar. Se for bom potenciasse;

Em campanha é possível fabricar um candidato.

Estratégia do Marketing Político:Detenção das necessidades e do público-alvo; escolher candidato e mensagem, como vão aparecer em público, timing, posição do corpo, ritmo com que fala, local e background; chamemos-lhe política espectáculo

1 comentário:

Mi Braga disse...

Adorei seu blogger, sou assessora política rs, vc tbm é? tem twitter? se tiver me segue http://twitter.com/#!/Mi_Braga, trocamos experiências ... Sucesso!