quarta-feira, 11 de junho de 2008

Jornalistas e Informação

“Os jornalistas estarão onde estiverem as informações”[1], pois as informações são a obra-prima de um jornalista.
“Sem a informação fornecida pelos media nao poderíamos participar na vida política e económia da sociedade”[2], pois não estariamos informados.
No seio da comunicação “não se devem privilegiar jornalistas nem prioritizar meios”[3], são todos iguais e devem ter todos as noticias ao mesmo tempo. O jornalista tem de saber que quando o chamam é co segundas intenções, há sempre algo por trás, pois o assessor quando o chama é porque precisa
Se um jornalista não consegue informação tem de ir procurá-la. Por vezes acaba por descurar de principios fulcrais na actividade e descobre informações inconvenientes “ a informação gera confiança. O silêncio gera medo”


Na série nº12 da 5º temporada CJ diz que não têm nada para anunciar. Não ter noticias é bom ou mau?”Alternativa é ser devorado. Se não estamos ao ataque, estamos à defesa”
Toby trata de negociações com Gaines, Senador de Segurança Social. Presidente concede mas “se a bomba estourar fingir” que nunca falaram.
Polk, do Wall Street Journal, acompanha o caso sem que saibam. Ele procura informação e informar-se: “é o que acontece num dia morto. Muita gente atenta”. Toby oferece exclusivo a Polk, depois do assunto nconcluídp, se ele não publicar a história. Ele não cede.
Presidente frisa “podias ligar para o Journal para fazer o meu enterro legislativo”
Toby :”acreditar não chega”, queriam acreditar que Toby conseguia
Presidente acha que deveriam “estar mais atentos ao que está a acontecer. Os acontecimentos resolvem-se por si”
Josh: “o maior pecado em política é ser mau na TV”
Toby“fizemos um anúncio na TV que destruiu a carreira dele”




“As palavras e as imagens que utilizamos (…) são instrumentos poderosos”; As Mentiras do Marketing; Seth Godin; Editorial Presença; Lisboa; 2006; pg158

“ A mensagem pode estar certa, mas o mensageiro está errado”; A Queda da Publicidade; Al Ries e Laura Ries; Colecção Media & Sociedade; Lisboa 2002; pg79

“Nao podemos controlar os conteúdos, nao podemos controlar a opurtunidade e nao podemos controlar os espectos visuais das nossas mensagens. Nem sequer podemos estar seguros de que alguma das nossas mensagens será divulgada”; A Queda da Publicidade; Al Ries e Laura Ries; Colecção Media & Sociedade; Lisboa 2002; pg87

[1] Luís Paixão Martins ;Schiu…está aqui um jornalista;Editorial Notícias; Lisboa 2ºEdição; 2002; pg116

[2] Al Ries e Laura Ries; A Queda da Publicidade; Colecção Media & Sociedade; Lisboa 2002; pg91

[3] Idem; Ibidem;pg. 117

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