quarta-feira, 11 de junho de 2008

Manipulação VS Mentira

Uma verdade que temos de deixar bem explicita é que “todos mentimos”[I], uns menos, outros mais mas toda a pessoa já mentiu!

A manipulação é uma verdade conveniente e daí desencadear tanta discussão
É necessário encenar, mesmo que isso signifique alterar ou distorcer ou até mesmo omitir a verdade
Mentira é uma solução de curto-prazo. Se se diz a verdade é porque há qualquer coisa mas quando não se pode dizer está a indicar-se que há problema e a convidar o jornalista a investigar.
Existem dois tipos de manipulação:
- Manipulação mentirosa (inventa, cria, artificializa a realidade);
- Manipulação inocente (que tem noção de verdade, associada à assessoria de imprensa – escolhe parte e apresenta, legitimiza);
A manipulação influencia Opinião Pública?
Poderemos ver isso como uma tríade: político, comunicação (jornalista) e Opinião Pública.
Os políticos ou se servem ou acusam os jornalistas pois “Vale tudo” para manipular.
Os jornalistas são alvos directos da manipulação que vai acontecer uma vez que eles são os destinatários directos das mensagens dos políticos.
Os jornalistas são as primeiras vitimas de manipulação porque são o público directo;
Os jornalistas ou não percebem ou percebem demasiado tarde que são arratados para a manipulação;
Quanto mais ambicioso é o objectivo, mais súbtil será a estratégia de comunicação;
A mentira é o primeiro recurso da política quando não é possível arranjam-se outras mentiras.
A comunicação do protagonista para a comunicação social é muitas vezes manipulada e condicionada para levar a certos caminhos.

Nos media, nem tudo o que eles dizem é verdade. Os media passam-nos muitas mentiras, mas como são os media as pessoas acreditam. Seth Godin diz “As noticias que passam na televisão não são verdade. Não podem ser”, e é verdade, muito do que vimos na televisão é manipulação.

Nos “Homens do Presidente” nº21 da 1º temporada
CJ diz a Sam “sempre que tenhas problemas , não me escondas”, devido ao caso que ele tem com a prostituta Sam não pode ver a formatura da amiga, pois os media vão estar em cima dele. E assim foi apanham -nos e fotografam Sam a falar com a amiga, Laurie. O jornalista paga a uma amiga de Laurie para ela confirmar que Laurie era prostituta.
Viu um carro suspeito, London Daily Mirrou. E foi publicado.
No mesmo episódio Charlie mente ao Presidente quando diz que não conhecia Cochran, membro da embaixada . Diz Presidente:”Vocês têm um passado comum? Você troçou do meu faro apurado?”. Conhecem-se, pois Charlie já trabalhou para ele como empregado de mesa de um clube.
Ainda neste episódio há uma Sedução. Max ajuda presidente que precisa de quatro candidatos,”Max, posso contar com a sua ajuda?” a qual vem a resposta”O que recebo em troca?” ao que Presidente seduz e encanta-o dizendo”O agradecimento de um Presidente grato”
Na série no nº18 da 3º temporada fala-se do caso de alcoól de Leo“alcoólicos anónimos podem ser anónimos entre eles. O caso do leo tornou-se público” e por isso “o que vemos aqui, o que dizemos aqui, o que ouvimos aqui fica aqui”.
Noutro contexto Leo frisa ”devo respeitar o anonimato de um alcoólico, não posso falar de reunião, mas tenho uma responsabilidade para com o Presidente e para com o país”, pois Honey, vice-presidente, tem de dizer a Presidente que é alcoólico em recuperação. E assim faz, Presidente com ironia pergunta se ainda há alguém que não seja alcoólico na Casa Branca. Neste decorrer, e em simultâneo, há uma reunião para tirar o nome de Honey das campanhas, ao que Leo intervém ”um alcoólico não pode ser vice?”.
Presidente diz que Honey não pode ser substituido da campanha porque além de gostar dele também “porque eu posso morrer”
Ainda no nº3 da 4ºtemporada temos uma situação de desinformação.
Na Sala de Crise, Leo”Suponhamos que o sultão vai a Al-Jaria e anuncia que o avião do Shareef não caiu por acaso, foi abatido pelos israelitas” ao que Sam remata “Pode-se fugir ao assunto”.
Ainda no mesmo contexto Becky adianta ” Não fui feita para reuniões de segurança, secretismo e política de bastidores”.
Bartlet contrata uma secretária pessoal e aprova o projecto para a desinformação global sobre a questão do Qumar.


[I] Seth Godin ;As mentiras do Marketing; Editorial Presença; Lisboa; 2006; pg16

Sem comentários: